fr-xavier-indo-port-sec-xvii.jpg

fr-xavier-namban-in-sfx-eventoslisboaucppt.jpg


fumi-e-para-pisar-no-julgamento.jpgNo dia 3 de Dezembro, os cristãos celebram a memória de uma figura muito interpelativa: Francisco Xavier. Este ano, fez seis séculos que morreu numa ilha da costa chinesa. O seu túmulo é lugar de peregrinação para milhares de hindus. Também no Japão se guarda a sua memória. 1-Quem é Francisco Xavier e o que fez para diferentes religiões o venerarem? (Respondes fazendo uma biografia, salientando o que tenha impressionado as gentes daqueles tempos e lugares.)

Este mapa ilustra a sua aventura geográfica. 2-Identifica os continentes, países e lugares (cidades ou ilhas) onde Francisco passa e trabalha.

Aqui (iconografia) podes observar pormenores da sua vida e descobrir que cedo foi lembrado na pintura. Fixa o nome, nacionalidade e época dum pintor. Há atributos que identificam o nosso Santo. Escolhe um e fala da sua simbologia. (Podes socorrer-te das armas da freguesia de Francisco Xavier).

O contacto dos europeus com os diferentes povos da Ásia fez surgir uma arte nova. Vê-la representada nas duas pinturas asiáticas em cima. Qual o nome que se dá à arte oriunda do diálogo entre Portugal e a Índia? (Primeira pintura) Qual o nome daquela que nasceu do encontro com os japoneses? (Segunda pintura)